avatar
Colaboradores (Col)
Colaboradores (Col)
em Seg 17 Dez 2012, 20:02
1. Área de trabalho remodelada
É a grande revolução do Windows 8. O botão "Iniciar" desaparece e dá lugar a um colorido mosaico de aplicativos criados sob medida para o sistema operacional. Os "live tiles", como são chamados, são como widgets que se atualizam em tempo real onde antes havia o desktop.



A principal vantagem deste sistema é que os live tiles dão informações básicas logo de cara, sem que você precise abri-los. Se quiser ver mais detalhes de cada aplicativo, aí sim você pode executá-los e ampliá-los para funcionarem em tela cheia.

Além disso, a nova área de trabalho é totalmente personalizável: depende de você decidir o que vai ser mostrado ao iniciar o computador, desde as notícias até as atualizações de status de seus amigos nas redes sociais.
2. Comandos táteis
O Windows 8 marca a entrada definitiva da Microsoft no mundo touch. Tudo o que você normalmente faz com um mouse e um teclado dá para fazer agora somente com toques na tela. Aí, vai de você escolher se deseja recorrer à precisão do mouse ou não.


O teclado tátil adapta-se às suas necessidades e pode ser usado como um único bloco ou de forma partida. Sua tecnologia foi otimizada para evitar erros. Quando você escreve algo errado por meio dele, por exemplo, o Windows 8 sugere correções que podem ser aceitas com um toque na tela.

3. Melhoras de desempenho e segurança
A instalação do Windows 8 não exige muitos requisitos de sistema. O hardware que serve para o Windows Vista e o Windows 7 também roda o novo OS, e todos os programas executados no Windows 7 funcionam sem problemas na versão recém-lançada. O Windows 8 é compatível tanto com tablets de baixo custo como com PCs ultrarrápidos, e o tipo de dispositivo adotado não provoca alterações significativas na experiência de usuário.

Agora, há mais rapidez na abertura de aplicativos e no processo de inicialização - da máquina ou de uma sessão pausada. Em comparação com o Windows 7, o sistema também é bem mais leve. O mais importante, portanto, é que o Windows 8 exige menos memória para funcionar, deixando espaço livre para seus programas favoritos.



No quesito proteção do usuário, o Windows 8 melhorou notavelmente em diferentes aspectos, por exemplo a função “iniciar em modo de segurança” (que garante o início do sistema quando há problemas) e o recurso BitLocker, que cifra os discos duros mais rápido. Além disso, os serviços SmartScreen ajudam a proteger o equipamento de sites e programas maliciosos.

O antivírus padrão do Windows, o Windows Defender, protege e defende seu computador de forma gratuita de qualquer malware.

As novas opções de restauração e reestabelecimento do sistema ajudam a manter seu Windows 8 sempre como novo sem preocupação com documentos pessoais e configurações. Isso porque o Windows 8 ajuda a criar uma unidade de recuperação em um plugin USB, que você pode usar para devolvê-lo ao seu estado estável quando algum vírus causa problemas.

O Windows 8 é, uma vez que você se adapta às mudanças, mais fácil de usar. Reconhece impressoras sem fio e qualquer outro periférico automaticamente. Além disso, traz melhorias em aspectos como o gerenciador de tarefas, a interface e o sistema de transferência de arquivos.

E pasmem, a Microsoft acabou com as notificações chatas de atualização do Windows! Agora, o Windows 8 vai instalar suas atualizações quando você não esteja trabalhando no PC ou quando você achar melhor. Os reinícios surpresa também chegaram ao fim!
4. Ecossistema Microsoft: conta, nuvem e serviços
O Windows 8 representa um salto de qualidade na integração dos serviços Microsoft. A Conta Microsoft, imprescindível para usar a loja Microsoft e fazer o download de aplicativos, funciona como um PC pessoal na nuvem.

Configurações, papéis de parede, arquivos, favoritos, contatos e aplicativos acompanharão você a todos os lugares e dispositivos que tenham o Windows 8 instalado. Acesse a sua Conta Microsoft e veja todos eles disponíveis no sistema.



Outro destaque é que os aplicativos Windows 8 comunicam-se entre si, o que permite que você guarde suas criações de Fresh Paint diretamente no SkyDrive, por exemplo, e compartilhe um artigo da Wikipedia usando seu cliente favorito de Twitter.

E o Windows 8 também está 100% integrado a redes sociais: Hotmail, Outlook, Messenger, Facebook, Twitter, Gmail... Tudo bastante acessível a partir de qualquer aplicativo. E tem mais: se você conectar Facebook, LinkedIn, Twitter e todas as redes sociais que queira ao aplicativo Contatos, nativo do Windows 8, vai ser possível acessar uma lista de contatos completa e totalmente centralizada.
5. Preço competitivo: é o Windows mais barato de todos os tempos
A Microsoft facilitou bastante a atualização das versões antigas do Windows ao Windows 8.

Qualquer pessoa que tenha um sistema operacional Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 pode adquirir o Windows 8 por cerca de 40 dólares.

Se quiser uma cópia física do sistema, com pouco mais de 30 dólares você pode consegui-la. E comprar o Windows 8 na loja, com direito a caixa e DVD, não supera os 70 dólares.

Mas fique atento, porque esta oferta vence no dia 31 de janeiro de 2013.


Ver perfil do usuário