em Sex 15 Jul 2011, 17:12
Muitas vezes recebemos dos clientes notebooks com a tela apagada e não temos certeza, só de olhar, se o problema é no inverter, no cabo flat, na lâmpada do LCD ou na placa mãe, sempre temos que abrir o aparelho para fazer os testes.

Este é um método para verificar se a alta tensão necessária para acender a lâmpada do LCD está sendo fornecida pelo inverter. Se houver alta tensão e mesmo assim a tela não acende o problema só pode ser na lâmpada, descartando as outras possibilidades, poupando trabalho e seu precioso tempo. Basta passar o orçamento de uma nova tela ou da troca da lâmpada. Tenho usado este método a alguns anos e nunca falhou.

Você vai precisar de um bom multímetro com função medição de frequência (ou um frequencímetro). Ligue o multímetro na escala de frequência (Hertz - Hz) e encoste uma das pontas (apenas uma) na moldura do LCD, na região do inverter onde se conecta a lâmpada da tela.

Se houver alta tensão, o seu multímetro vai marcar entre 50 e 60 KHz (Kilo Hertz). Se não houver tensão vai apresentar 0 ou em torno de 50 a 60 Hz devido a alguma interferência.

No vídeo abaixo, vocês vão notar que enquanto a luz do notebook está acesa, existe uma interferência de aproximadamente 60 Hz pois o meu multímetro está muito perto da tela. Quando a lâmpada é apagada, o mostrador vai a 0.

Este teste serve apenas para LCDs com lâmpadas CCFL, não funciona para LCDs com iluminação de LED. Espero que ajude.



Última edição por João Carlos em Ter 19 Jul 2011, 09:02, editado 3 vez(es) (Razão : Tópico fixo.)

Ver perfil do usuário

offline
Convidad
#2



Convidado
em Sex 22 Jul 2011, 14:54
ótima dica, muito útil para nós que estamos na labuta diária dos notebooks. haja parafusos kkkkkkkkk

offline#3


avatar
Especial
Especial
em Dom 24 Jul 2011, 10:43
Obrigado por compartilhar!


Ótima dica!


Edson

Ver perfil do usuário


avatar
Membro
Membro
em Ter 06 Set 2011, 20:52
Ótima dica!
Valeu por compartilhar.

Ver perfil do usuário

offline#5



em Qui 22 Set 2011, 23:18
Muito boa dica, nos da agilidade nos orçamentos, obrigado amigo por sua dica.

Ver perfil do usuário

offline
Conteúdo patrocinado
#6