Moderadores
Moderadores
em Qua 30 Maio 2012, 23:16
Galerinha estou com um HP Dv 2500 que segundo o cliente o notebook nao
ligava , depois de um tempo o notebook chego a ligar , mais depois
parou de novo.

Bom analizando aqui a situaçao :

-Quando aperto o botao do power nao acende nenhum led e o cooler nao liga tbm.

-o unico Led que fka aceso é o da bateria

- Fiz testes na fonte principal e achei as tensoes 3.3 e 5v

- testei a voltagem que chega no conector da plaquinha do power e chega 3.3v

-Achei os 19v na entrada de tensao da placa mae.

Bom gostaria da opiniao de vcs antes de tentar mexer nos BGA !

OBS : Como nao consigo startar a placa entaum nao é possivel medir o
restatante das fontes internas , gostaria de saber se esse sintoma de só
acender o Led da bateria pode ser um problema do chipset BGA

Última edição por Elivelton em Qua 06 Jun 2012, 19:27, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário

Membro
Membro
em Qui 31 Maio 2012, 13:27
boa tarde amigo retire a placa e faça uma varredura pra ver se tem algum fet ou capacitor em curto certo se o note nao parte pode ser isso , se vc nao conseguir achar isso tem que testar a tensão que chega e sai do Super i/o , se nao for isso faça esse teste que vou postar agora abraço

Teste o bga, suponho que na tecnoponta devam ter ensinado.
Mas se não ensinaram aí vai os três testes que vão apontar para o bga.
1- Tenha certeza que as fontes de alimentação estão ok. (19V, 5 e 3,5V)
2- A impedância nos capacitores que ficam acima do bga deve ser maior que 6 ohms, caso contrario o mesmo está em curto sendo provocado por soldas unidas ou chipset danificado
3- Ligue apenas a alimentação do notebook, sem processador, coloque o multimetro na escala de 20V, aterre a ponta preta e com a ponta vermelha passe em volta do cristal acima do bga, esta medida não pode ser superior a 0,17V, se for superior o BGA tem esferas sem contato com placa ou chipset gerando um campo magnetico de fulga ( uma especie de antena).
Através destes três testes vc elimina 85% das dúvidas que apontam para BGas.

nsão que chega e sai do Super i/o , se nao for isso faça esse teste que vou postar agora

Ver perfil do usuário

Moderadores
Moderadores
em Qui 31 Maio 2012, 14:09
Entaum , essa checagem de capacitores em curto que tenho dificuldades de testar , nao sei como testa-los. no Super i/o tem que chegar qual tensao ?

Ver perfil do usuário

Membro
Membro
em Qui 31 Maio 2012, 14:15
3,3 v mais vc tem que testar os reguladores pow
pra ver se tem curto eo basico

Ver perfil do usuário

Moderadores
Moderadores
em Qui 31 Maio 2012, 14:58
Sei que é o basico , mais estou começando agora amigo , nao tenho muita noçao ainda de como fazer essas medidas !

Ver perfil do usuário

Membro
Membro
em Qui 31 Maio 2012, 16:47
leia isso aqui com atenção e qualquer duvida me pergunte

O mosfet vc deve testar fora do circuito, o mosfet de canal N, que é o mais usado em circuitos de notebooks, com o multimetro digital na escala de continuidade ou diodo vc testa colocando a ponta preta (PP) do multimetro no dreno e a ponta vermelha(PV) no source , deve marcar uma resistencia em torno de 500 ohms, se tiver valor infinito ele está aberto, se tiver com valor baixo ele pode estar em curto ou apenas armado, para vc tirar a duvida coloque a PP do multimetro no gate mantendo a PV no source e depois volta a colocar a PP no dreno , esse procedimento devera desarmar o mosfet, caso continue com resistencia baixa então ele está em curto ou fuga e tá com defeito, caso a resistencia suba para em torno de 500 ohms ele está bom . Vc pode rearmar ele mantendo a PP no dreno e colocando a PV no gate. A maioria dos mosfets possui 8 terminais sendo 4 dreno, 3source e 1 gate, isso é facil de identificar na placa.
O ci pwm vc testa com osciloscópio nas respectivas saidas pwm, basta seguir a trilha do gate dos mosfets até o ci, teste alimentação do mesmo .

Qualquer duvida estou a disposição

Ver perfil do usuário

Moderadores
Moderadores
em Qua 06 Jun 2012, 19:29
Entaum , fiz um reflow e volto a funcionar , fiz o teste no chipset em escala de 20 VCC e o multimetro acusou 0.20 , pelo o que eu sei isso quer dizer que o BGA esta em curto. O Reflow resolveu esse HP , vmos ver quanto tempo que vai durar. Obrigado ai pela força !

Ver perfil do usuário

Moderadores
Moderadores
em Qui 07 Jun 2012, 07:41
Ficaremos no aguardo.deixaremos o topico como resolvido e qualquer coisa vc nos comunica

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado